ESTÁGIOS VOCACIONAIS

ANIMAÇÃO VOCACIONAL SERVOS DA CARIDADE

O serviço de animação vocacional (SAV) da província Santa Cruz, Servos da Caridade no Brasil, em suas atividades nas paróquias, escolas e obras sociais, tem a missão Despertar e promover os carismas nas comunidades educativas e pastorais, para que se forme uma cultura vocacional voltada à realização do ser humano como imagem e semelhança de Deus, para assumir a própria vocação. E para isso trabalha-se com a visão de criar uma consciência que desperte para os valores humanos, cristãos e vocacionais, a fim de promover a vida e a esperança como discípulos missionários de Jesus, inspirando-nos na caridade evangélica do Bem aventurado Luís Guanella.

Para isso realizamos trabalhos vocacionais como visita as escolas com palestras e clipes formativos e dinâmicas; na catequese com palestras e temas referentes a vocação, ao chamado que o Senhor Jesus nos faz por meio da unção que recebemos no batismo e do cultivo da fé por meio dos ensinamentos na catequese, pela Palavra de Deus, na doutrina da fé católica e também com retiros, gincanas, celebrações e outros. Nas comunidades com benção e visitas às famílias, palestras e celebrações vocacionais que despertem a consciência do valor fundamental que a família tem para oferecer a Igreja novos vocacionados ao matrimônio, a vida consagrada e sacerdotal. Distribuímos material vocacional como santinhos com oração vocacional, folder com orientação vocacional, orações para crianças, fitas para jovens assumirem um compromisso com algo de valor a sua vida; fichas vocacionais a serem preenchidas para iniciar acompanhamento vocacional e retiros vocacionais paroquiais. Participamos das equipes vocacionais nas dioceses e realizamos semanadas vocacionais, sempre obedecendo ao mandato do Senhor: “Pedi ao Dono da Messe que envie operários para a Messe”. (Mt 9, 38)

Por isso pedimos que como bons cristãos, unamo-nos nas orações deste trabalho para que possamos despertar no coração de muitos jovens o sentido da vida, a descoberta da vocação como fonte verdadeira da realização de todo ser humano.

Que Deus abençoe vossas famílias, vossos trabalhos e assim possam realizar todos os vossos propósitos na construção do Reino dos Céus.