Os Servos da Caridade

Quem são?

Os Padres e Irmãos Servos da Caridade formam o ramo masculino da Família Guanelliana, que Deus suscitou ao redor da figura de seu fundador, São Luis Guanella. É uma Congregação Religiosa, clerical e de direito pontifício, cujo carisma está centralizado na caridade, no abandono filial a Deus que é Pai bondoso e na misericórdia evangélica para com os pobres. Por meio de uma ação apostólica e caritativa buscam ser na Igreja testemunhas da bondade paterna de Deus e do valor sagrado de cada pessoa humana.
A vocação do Servo da Caridade o leva a amar de modo especial os mais abandonados e sofredores, revelando a eles o grande amor de Deus Pai e despertando neles motivos de alegria e de esperança. Inspira-se no dito do seu fundador, segundo o qual “um coração que crê e que sente não pode passar diante das indigências do pobre sem socorrê-las” (São Luis Guanella)

O que fazem?

Dizia o fundador: “Parar não se pode enquanto houver pobres para socorrer e necessidades às quais prover”. (São Luis Guanella)
Os Servos da Caridade se dedicam de modo especial ao serviço apostólico junto às crianças e jovens que se encontram em estado de abandono material ou moral, às pessoas idosas, que necessitam de alegria e esperança na última etapa de suas vidas, aos portadores de necessidades especiais, que nas suas dificuldades carecem dos cuidados necessários, em paróquias, por meio do ministério pastoral e de evangelização e também em terras de missão.

Como vivem?

Os Servos da Caridade vivem em comunidade, buscando segundo o desejo de seu fundador, formar uma só família de irmãos unidos no amor evangélico. Para o Servo da Caridade, a comunhão fraterna constitui um dos mais preciosos valores da sua vocação.
Cultivam uma vida de oração e trabalho. Da oração haurem graça e alento para serem generosos no serviço aos irmãos. “É com o sopro espiritual da oração que se reaviva o fogo do zelo e da caridade” (São Luis Guanella). O cultivo da oração os impulsiona a gastar suas vidas como trabalhadores na construção do Reino de Deus, de modo especial por meio do anúncio do evangelho, e do serviço aos mais pobres e abandonados.
Os Servos da Caridade professam os votos de pobreza, castidade e obediência. Por meio do voto de pobreza, buscam viver uma vida sóbria e simples, depreendida dos bens, colocando tudo em comum, com a castidade renunciam a formar uma família própria e se esforçam por tornar livre o seu coração, inflamado sempre mais de caridade e por meio da vivência do voto de obediência se colocam à completa disposição do querer de Deus.

 

Ser Servo da Caridade. Por que não?

Se você jovem sentir no coração a vocação ao Sacerdócio e à Vida Religiosa do jeito dos Servos da Caridade, inicialmente serás acompanhado pelo animador vocacional, por um período de tempo suficiente, onde manterás com ele diálogos abertos e frequentes e serás convidado a participar eventualmente de “estágios vocacionais” em alguma das casas de formação da Congregação. Após esse acompanhamento prévio, você será acolhido na Casa de Discernimento Vocacional, onde lhe serão oferecidos os meios para realizar um adequado discernimento acerca da tua vocação. Em seguida seguirás para as etapas especificas de preparação à Vida Religiosa, como o postulantado e o noviciado. Para aqueles que desejam abraçar o sacerdócio, após a primeira profissão religiosa, seguirá o estudo da filosofia e da teologia.
Nas Casas de formação dos Servos da Caridade, você encontrará um programa apropriado a fim de favorecer um adequado discernimento da tua vocação. Serás chamado a consolidar sempre mais a tua vocação por meio de uma intensa espiritualidade, da experiência de vida comunitária, de experiências pastorais, do contato com os destinatários do carisma guanelliano e da aceitação do quotidiano como lugar privilegiado do encontro com Deus e da vivência dos valores cristãos. A vida nas Casas de Formação é marcada por um horário intensamente variegado de atividades ligadas à oração, vida sacramental, estudo, atividades culturais, trabalho, lazer, esporte e acompanhamento personalizado.

Pe. Tiago Boufleur SdC
Animador Vocacional