Na Onda com Jesus

O site na Onda Com Jesus, é um site exclusivamente voltado para a animação vocacional da Congregação religiosa Servos da Caridade, Província Santa Cruz, no Brasil. Seu idealizador o Pe. Renato Schneider é membro religioso da Congregação Servos da Caridade e animador vocacional pela mesma ordem e vigário Paroquial na Paróquia Santa Teresinha em Santa Terezinha de Itaipu, Paraná.

A Congregação Servos da Caridade foi fundada em 1908 em Como, norte da Itália e o seu fundador foi o Pe. Luís Guanella(São Luís Guanella canonizado em 23 de outubro de 2011) que nasceu em Frasciscio, distante uns 200 km de Como, no dia 19 de dezembro de 1842 e faleceu no dia 24 de outubro de 1915 em Como, onde seu corpo encontra-se numa urna no Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Os Servos da Caridade chegaram no Brasil em 1947, na cidade de Santa Maria-RS e atualmente estão presente em 7 estados do Brasil. No Rio Grande do Sul: Santa Maria, Porto Alegre, Carazinho, Capão da Canoa. No Paraná: Santa Terezinha de Itaipu e Piraquara. São Paulo, na capital. Rio de Janeiro, na capital. Brasília no Distrito Federal. Mato Grosso: Agua Boa e Canarana. Pernambuco: Salgueiro e Verdejante.

Na Onda Com Jesus foi criado a partir da realidade atual do nosso mundo, que oferece tantas propostas e que arrastam muito fácil para caminhos muitas vezes distantes de Deus, dos valores cristãos e dos ensinamentos de Jesus, e que no trabalho de animação vocacional nos sentimos desafiados diante dessa realidade.

Um certo dia diante do Santíssimo, em adoração , rezamos e pedimos para que o Senhor nos conceda os frutos do trabalho realizado na animação vocacional, enviando novos vocacionados para a nossa ordem religiosa e para a missão da Igreja.

Percebi que o Senhor também me dizia que deveríamos fazer algo novo para animar os jovens a despertar e descobrir a vocação. A imagem que me veio de inspiração descrevi e coloquei no papel e depois dei um sentido para aquela imagem, descrevi cada aspecto e partilhei com a Ir. Lucia Jonner e depois com a equipe vocacional paroquial que aceitou a proposta e lançamos o desafio para a catequese aqui da paróquia Santa Teresinha para iniciar um trabalho com os adolescentes das etapas de Pré-Crisma e Crisma para trabalhar o tema na Onda Com Jesus. E assim aconteceu, realizamos o primeiro encontro na Onda Com Jesus em abril de 2012 e já estamos para realizar o VI na Onda com Jesus em outubro deste ano. Estamos tentando estender esse projeto para os demais espaços onde estão nossas paróquias Guanellianas, centro educativos e escolas, tentando assim mobilizar adolescentes e jovens para o despertar vocacional.

Para nós foi uma alegria muito grande poder colocar no ar este site, nos dias em que estava acontecendo a JMJ na cidade do Rio de Janeiro. A partir de agora vamos atualizar este site vocacional com informações que possam auxiliar os jovens na busca da realização de sua vocação e no auxílio do discernimento vocacional.

Se você deseja conhecer melhor o projeto, criamos um download e você pode baixá-lo do nosso site e adaptá-lo a sua realidade e promover encontros na Onda Com Jesus em sua paróquia ou no espaço de evangelização da juventude.
Um abraço fraterno em Cristo!

Pe. Renato Schneider SdC
Congregação Religiosa dos Servos da Caridade


 
O banner acima mostra resumidamente os objetivos deste site.